Biodiesel obtido a partir do óleo de cozinha

Biodiesel obtido a partir do óleo de cozinha
Biodiesel obtido a partir do óleo de cozinha
O que fazer com o óleo de cozinha usado? A maioria das pessoas o joga pelo ralo da pia ou na lixeira. Mas não sabem que esse óleo de cozinha, se descartado de maneira incorreta, pode causar grandes danos ao meio ambiente.
Pensando em reduzir os impactos ambientes causados por esse despejo, surge a ideia de utilizar o óleo usado na fritura para fazer biodiesel. Segundo o professor da UFSM e doutor em Engenharia Mecânica, Ronaldo Hoffmann,”a sua utilização como alternativa para produção de biocombustível não é só uma forma de reciclagem, mas também a utilização como matéria-prima para geração de uma fonte alternativa de energia”.
Biocombustíveis, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia. Podem ser derivados também de matérias orgânicas de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açucar e outras matérias orgânicas.
De acordo com o engenheiro químico e mestrando na área, Michel Brondani, o biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, pode ser produzido a partir de gorduras animais e de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja, dentre outras, além de óleos usados em procedimentos como o de fritura.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ser informado!

Cadastre-se